Buscar

Região Metropolitana de Londrina recebe as primeiras Oficinas Técnicas do PDUI

Região Metropolitana de Londrina recebe as primeiras Oficinas Técnicas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado


Entre os dias 03 e 10 de fevereiro, foram realizadas as primeiras Oficinas Técnicas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Londrina. O objetivo das oficinas foi apresentar às equipes municipais o PDUI, seus principais conceitos, objetivos e embasamento legal.


A elaboração do plano é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Serviço Social Autônomo - Paranacidade, atendendo às determinações do Estatuto da Metrópole, sancionado em 2015. Abordando temas como a mobilidade, uso do solo e questões ambientais de forma regional, o PDUI vai buscar o desenvolvimento sustentável e integrado.

A elaboração do plano está nas fases iniciais, quando o plano de trabalho é definido e a mobilização em conjunto com as administrações municipais começa. Para a elaboração do texto definitivo do plano, serão o avaliadas questões como transporte público, gestão de resíduos, macrozoneamentos, entre outros. A própria composição da Região Metropolitana de Londrina está sendo estudada.


Os municípios que ainda não receberam as oficinas serão agendados tão logo haja a liberação do Estado frente às restrições impostas por meio do Decreto Estadual 6.983/2021 devido ao Covid-19. Abaixo, a relação das Oficinas Técnicas realizadas nos municípios envolvidos no PDUI da Região Metropolitana de Londrina:


03/FEV

Jataizinho


Ibiporã


Londrina




04/FEV

Assaí


Uraí



Rancho Alegre



05/FEV

Sertanópolis


Primeiro de Maio


Bela Vista do Paraíso


08/FEV

Arapongas


Sabáudia


Pitangueiras


09/FEV

Jaguapitã


Prado Ferreira


Centenário do Sul


10/FEV

Rolândia


Cambé