Buscar

Região Metropolitana de Londrina tem primeira Audiência Pública para elaboração do PDUI


Pessoas em pé com um banner claro no meio
Representantes de instituições e da sociedade civil estiveram presentes no evento.

Os gestores, técnicos municipais e a população dos 25 Municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML), tiveram, na tarde desta terça-feira, 10, a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).


A primeira Audiência Pública sobre o tema aconteceu, presencialmente, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Londrina; e, pela Internet, em pontos de apoio montados pelas Prefeituras, pela plataforma Zoom e pelo canal do YouTube do PDUI Londrina. O envio de sugestões, no entanto, será possível pelos próximos 15 dias, pelo site https://www.pduilondrina.com.br/.


O evento foi aberto pelo diretor presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, Tadeu Felismino, representando a cidade polo da Região. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi, enviou pronunciamento no qual destacou a importância da participação dos cidadãos e de representantes das Universidades e outras Instituições Técnicas e representativas. “A presença da sociedade é importante na discussão de temas como o transporte, o uso do solo e da mobilidade. O PDUI é fundamental para preparar o desenvolvimento dos Municípios de forma integrada”, defendeu.


A organização de uma coordenadoria para fazer a gestão do PDUI e dos Projetos Metropolitanos é um dos resultados do processo atual. As bases para a sua implementação deverão estar definidas até o fim deste ano de 2022, com a conclusão do Plano e contarão com a participação efetiva, inclusive financeira, dos Municípios.

Reportagem do Paranacidade